A história da corrida
O texto que segue abaixo foi publicado nas redes sociais e funcionou como ponto de partida para a primeira edição do evento:
"Após ter recebido um e-mail de meu amigo Peixe (Alexandre Jeronimo) sobre doações para o Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças (esta que é uma entidade realmente carente e que consegue mesmo assim fazer um ótimo trabalho durante todo o ano), pensei: "Como poderíamos ajudar ainda mais?". Fazendo o que temos feito por todo o ano, correndo !!!!!! Imaginei uma corrida solidária, onde a inscrição seria uma peça ou mais de roupa, como uma camisa, uma calça, um casaco; ou brinquedos, ou alimentos não perecíveis; coisas que poderiam ser usadas por todo o ano!!! Não trabalharíamos com dinheiro, apenas com a boa vontade de todos os que gostam de correr. Divulgaríamos entre os corredores que replicariam a mensagem. A corrida não teria medalhas, camisetas ou troféus, teria mais do que isto, seria a confraternização de final de ano de todo esse pessoal que anima as ruas da cidade desde manhã até a noite com suas camisas e tênis coloridos, incentivando mesmo que sem saber a uma melhora da saúde e qualidade de vida de toda a sociedade. Este tipo de atitude aproxima as pessoas e trás uma sensação deliciosa de ajudar ao próximo. Hoje, estamos nos mobilizando para a organização da prova e se vocês tiverem alguma ideia para ajudar, unam-se a nós. Não se esqueça de levar o celular e tirar as fotos comemorativas ao final da corrida.
Um grande abraço a todos, Glauco Twardowski e Alexandre Jeronimo".
Dessa forma, se montou o corpo de uma brincadeira entre amigos, que devia contar com pouco mais de 40 pessoas, mas que acabou gerando a participação solidária de mais de 300 atletas, tendo sido arrecadadas 1115 Peças de Roupa, 690 Brinquedos, 303 kg Alimentos e Outros 117 itens. E assim, foi plantada a semente. A notícia se espalhou e no segundo ano da corrida, mesmo com muita chuva, o número de participantes chegou a 900, contando agora com atletas de outras cidades, tendo automaticamente triplicado as doações. Petrópolis é assim, surpreendente! Hoje contamos com a sua colaboração no crescimento da ideia original.